Parabéns aos gestores, professores, alunos e comunidade que fazem esta escola.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Gincana Matemágica

Pensando nos alunos que recebemos hoje na escola, tão dinâmicos e cheios de informações, vindas de diferentes realidades, surge entre nós professores  a ânsia de progredir com estes conhecimentos, aprimorando-os para que encontrem sua eficácia no seu dia a dia.
Como estão em fase de alfabetização e a nas séries finais do Ensino Fundamental - I, muitos alunos, antes mesmo de decodificarem e problematizarem  o mundo escrito que os rodeiam, já convivem com a matemática em várias situações de seu cotidiano.
O ensino da matemática, por ser uma ciência exata, nos remete ao erro de pensarmos em uma única maneira de chegarmos a uma resposta, quando na verdade as possibilidades e caminhos para isso são inúmeras.
Para as crianças, nos primeiros anos de escolaridade, entender o que é a matemática e suas funções na vida diária é muito abstrato e neste momento o lúdico se faz presente, pois este sim, faz parte do contexto de infância da criança, afinal, brincar faz sentido para ela.
Foi com esse propósito que nós professoras do Ensino Fundamental – I da Escola Paulo de Assis Ribeiro, juntamente com a supervisão e direção da escola realizamos uma gincana  educativa envolvendo os números, a fim de aprimorar e/ou levar às crianças a aquisição de novos conhecimentos na área da matemática, uma vez já realizado estudos dos conteúdos pré estabelecidos no  currículo durante o 1° e 2° bimestre.
Gincana essa, a qual envolveram as turmas do 3° ao 5° ano da escola,  os alunos foram divididos e 4 equipes, e ao final da gincana ouve premiação com medalhas para a equipe vencedora e bombons para todos os alunos.
Foi uma manhã, bem produtiva e super divertida, os alunos se empenharam e deram um show demostrando ter conhecimentos voltados à tabuada, figuras geométricas, adição e subtração.

Vejam algumas fotos de como discorreram as atividades:




























Nenhum comentário: