Pensando nos alunos
que recebemos hoje na escola, tão dinâmicos e cheios de informações, vindas de
diferentes realidades, surge entre nós professores a ânsia de progredir com estes conhecimentos,
aprimorando-os para que encontrem sua eficácia no seu dia a dia.
Como estão em fase
de alfabetização e a nas séries finais do Ensino Fundamental - I, muitos
alunos, antes mesmo de decodificarem e problematizarem o mundo
escrito que os rodeiam, já convivem com a matemática em várias situações de seu
cotidiano.
O ensino da
matemática, por ser uma ciência exata, nos remete ao erro de pensarmos em uma
única maneira de chegarmos a uma resposta, quando na verdade as possibilidades
e caminhos para isso são inúmeras.
Para as crianças,
nos primeiros anos de escolaridade, entender o que é a matemática e suas
funções na vida diária é muito abstrato e neste momento o lúdico se faz
presente, pois este sim, faz parte do contexto de infância da criança, afinal,
brincar faz sentido para ela.
Foi com esse
propósito que nós professoras do Ensino Fundamental – I da Escola Paulo de
Assis Ribeiro, juntamente com a supervisão e direção da escola realizamos uma
gincana educativa envolvendo os números,
a fim de aprimorar e/ou levar às crianças a aquisição de novos conhecimentos na
área da matemática, uma vez já realizado estudos dos conteúdos pré
estabelecidos no currículo durante o 1°
e 2° bimestre.
Gincana essa, a qual envolveram as turmas do 3° ao 5° ano da escola, os alunos foram divididos e 4 equipes, e ao
final da gincana ouve premiação com medalhas para a equipe vencedora e bombons
para todos os alunos.
Foi uma manhã, bem
produtiva e super divertida, os alunos se empenharam e deram um show
demostrando ter conhecimentos voltados à tabuada, figuras geométricas, adição e
subtração.
Vejam algumas fotos
de como discorreram as atividades:
Nenhum comentário:
Postar um comentário